quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

COMITÊ PRÓ-FEDERALIZAÇÃO DA FURB
INFORMATIVO nº 1/2011
Blumenau (SC), 23 de fevereiro de 2011.
 
2011: ANO DECISIVO PARA A FURB FEDERAL
 
Durante a reunião da Coordenação Colegiada do Comitê Pró-Federalização da FURB, realizada no último dia 8 de fevereiro, foi deliberado que a primeira reunião plenária (aberta) do Movimento FURB Federal será no dia 25 de fevereiro, sexta-feira, das 16h às 18h.
Na oportunidade, a Coordenação aproveitou para realizar uma análise da situação e aprovou alguns encaminhamentos para o início das atividades deste ano.
1.      Embora Fernando Haddad tenha permanecido como ministro da Educação, mudanças estão ocorrendo nas secretarias do Ministério. No caso da Secretaria de Ensino Superior (SESu), a prof. Maria Paula Dallari foi substituída pelo prof. Luiz Cláudio Costa (da Universidade de Viçosa/MG). Estamos acompanhando as mudanças para identificar os novos interlocutores do Movimento.
2.      Na Câmara Federal, onde tramita o projeto de lei originário do Senado Federal, também haverá modificações nas composições das comissões internas. Assim que as mesmas estejam constituídas, e definidos os relatores do projeto, nas quatro comissões por onde ele passará, o Comitê encetará os contatos visando restabelecer as negociações e instar a tramitação da matéria.
3.      Estamos com dificuldades burocráticas para liberar os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) − provenientes das duas emendas parlamentares. No momento, aguardamos a assinatura do Termo Aditivo dos respectivos convênios para viabilizar os repasses. No entanto, considerando que a FURB encontra-se inscrita no Cadastro de Inadimplência (CADIM), não temos certeza de que as assinaturas dos termos aditivos serão suficientes para a liberação imediata dos recursos.
4.      A Coordenação Colegiada do Comitê esteve reunida com o reitor, professor João Natel, que passou a integrá-la, para definir procedimentos que permitam a contratação dos serviços previstos nos estudos técnicos. Ainda esta semana, a Comissão responsável pela elaboração e acompanhamento dos estudos será recomposta e retomará as suas atividades.
5.      Com a sinalização positiva da Reitoria, retomamos os contatos para viabilizar a realização dos estudos técnicos e a parceria com a UFSC, com vistas à elaboração do Plano Político Pedagógico, a ser encaminhado ao MEC ainda neste primeiro semestre de 2011.
6.      Igualmente, a Coordenação reunir-se-á com a Presidência da AMMVI para tratar da mobilização regional.
7.      Por fim, para darmos continuidade às atividades do Comitê, selecionamos o novo bolsista que nos apoiará na secretaria.
Conforme o último informe do ano passado, entendemos que 2011 será decisivo para o Projeto FURB Federal. Fortaleceremos nossa estratégia, concebida para a implantação de uma Universidade Federal em nossa região. A participação de todas/os é fundamental.
Ao retomarmos nossa mobilização, contamos com a sua presença na reunião plenária do dia 25 de fevereiro, sexta-feira, das 16h às 18 horas, na Sala C-206, do Campus I.
PAUTA
·                   Informes
·                   Planejamento Estratégico do 1º Semestre de 2011
 
Coordenação Colegiada do Comitê Pró-Federalização da FURB
 

Comitê Pró-Federalização da FURB
Fundação Universidade Regional de Blumenau   
Rua Antônio da Veiga, 140. Campus I, Sala C-200.
89012-900 Blumenau SC
Fone: (47) 3321-0940
Correio-e: furbfederal@furb.br 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário