domingo, 27 de março de 2011

Informativo Comitê Pró-Federalização da FURB Blumenau (SC)

A Coordenação Colegiada do Comitê Pró-Federalização da FURB, reunida nesta data, deliberou encaminhar às comunidades universitária e regional este Informativo com o objetivo de apresentar um balanço das ações e indicar os próximos encaminhamentos propostos para o movimento.
1)      Resultado do processo de mobilização, organização e articulação política, a proposta FURB FEDERAL se consolidou como uma prioridade regional para o Vale do Itajaí. No momento, o Comitê Pró-Federalização e a Universidade Regional de Blumenau estão elaborando o documento-base que será encaminhado, ainda neste semestre, ao Ministério da Educação (MEC).
2)      Neste sentido, já estão encaminhados os estudos técnicos atinentes à análise de custos e à viabilidade jurídica da proposta e foi constituído um Grupo de Trabalho para a elaboração do documento que conterá o projeto de implantação da Universidade Federal do Vale do Itajaí (FURB FEDERAL).
3)      As atividades do Grupo de Trabalho contam com o apoio do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o mesmo que elaborou a proposta de implantação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Nesta sexta-feira, dia 25 de março, ocorrerá na FURB a primeira reunião de trabalho com a participação do INPEAU.
4)      A metodologia de elaboração do documento de implantação da FURB FEDERAL prevê a retomada do processo participativo, através de debates envolvendo as comunidades universitária e regional. Com este propósito, realizaremos o Ciclo de Seminários denominado Contribuições à Elaboração da Proposta de Implantação do Projeto FURB FEDERAL, cuja programação será divulgada na próxima semana. Também realizaremos três encontros, previstos para o mês de maio, com a comunidade regional, composta pelos municípios do Médio Vale do Itajaí.
5)      A discussão com a comunidade regional será precedida de uma reunião do Comitê com a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), a fim de consolidarmos a parceria com esta entidade na elaboração do projeto FURB FEDERAL.
6)      Sobre a tramitação no Congresso Nacional do projeto de lei (PL-7287/2010), aprovado pelo Senado e encaminhado à Câmara Federal, que autoriza o Poder Executivo a criar a Universidade Federal do Vale do Itajaí e a receber estudantes e patrimônio da FURB, a Coordenação Colegiada do Comitê esclarece que o mesmo segue seu trâmite na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) da citada Câmara, onde aguarda parecer do relator.
7)      Por fim, a Coordenação Colegiada deliberou que a próxima reunião plenária do Comitê realizar-se-á por ocasião do primeiro evento do Ciclo de Seminários, na primeira semana do mês de abril. O encontro terá como tema As contribuições do projeto FURB FEDERAL para a política de expansão do Ensino Superior público e gratuito no Vale do Itajaí. Durante o período matutino, prevêem-se exposições e conferências, incluindo a participação de convidados externos; no turno vespertino, ocorrerão atividades de grupos, bem como plenárias para debater e sistematizar em documento as contribuições dos participantes.
Deixamos, pois, o convite para que todos/as acompanhem atentamente os Informativos enviados pelo Comitê. Em especial, convidamos todos/as os/as interessados/as a participarem do Ciclo de Seminários. Sublinhamos a importância desta participação com vistas à elaboração do projeto FURB FEDERAL.
Coordenação Colegiada do Comitê Pró-Federalização da FURB


Comitê Pró-Federalização da FURB
Fundação Universidade Regional de Blumenau   
Rua Antônio da Veiga, 140. Campus I, Sala C-200.
89012-900 Blumenau SC
Fone: (47) 3321-0940
Correio-e: furbfederal@furb.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário