sábado, 16 de julho de 2011

Furb Federal no caminho certo

 
             Representantes do GT da FURB e do Comitê Pró-Federalização estão voltando, neste exato momento, ainda mais otimistas com apoios que receberam em Florianópolis.
            Professor Clóvis Reis, coordenador do comitê e integrante do GT Institucional, informou que o grupo fez importante intervenção durante a audiência aberta do Plano Nacional de Educacão, hoje pela manhã, no Tribunal de Justiça, explicando a história do movimento que envolve todo Vale do Itajaí há dez anos, a construção dos documentos que serão entregues no MEC e a tramitação na Câmara Federal.
            Mais que isso, os professores Clóvis, Giceli Cervi, Adriana Correa, Jorge Barbosa e o jornalista Leo Laps conversaram com o secretário-executivo do Ministério da Educação, Francisco das Chagas Fernandes. Bastante receptivo, Fernandes disse que conhece o projeto de criação da Universidade Federal do Vale do Itajaí, que incorpora a FURB, e que tramita na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, após passar pelo Senado.
"Não apenas conhece o projeto como demonstrou receptividade e otimismo diante da possibilidade de êxito da reivindicação", afirmou Reis, que explicou a consistência do projeto de viabilidade que será entregue, em breve, ao MEC, com apoio do INPEAU/UFSC.
            Também no evento, os deputados federais Pedro Uczai e Esperidião Amin e o estadual Volnei Morastoni explicitaram amplo apoio público à criação da UFVI e federalização da FURB. Uczai, inclusive, disse que virá a Blumenau discutir a operacionalização desse apoio, após retornar de viagem a China.
Além disso, a própria presidente da Comissão de Educação, deputada federal Maria Fátima Bezerra, responsável pelo encontro, manifestou interesse em realizar audiência pública no Vale para debater a criação da federal do Vale do Itajaí.

Texto do jornalista Michel Imme Sabbagh  publicado no site FURB NA MÍDIA (http://furbnamidia.blogspot.com/).

Nenhum comentário:

Postar um comentário