quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Informe Comitê Pró-Federalização da FURB


 
O Comitê Pró-Federalização da FURB saúda a notícia sobre a continuidade do plano de expansão da rede federal de Ensino Superior, através da inclusão do Vale do Itajaí. Esta decisão significa o reconhecimento, tanto da necessidade da criação de uma Universidade Federal na região, quanto do mérito da nossa luta. Trata-se de um grande passo para a consolidação do projeto FURB FEDERAL.
No plebiscito realizado em maio de 2008, a comunidade regional reconheceu, de forma inequívoca, a importância da proposta e conferiu seu apoio à instalação de uma Universidade Federal, a partir da histórica construção do ensino público na região – a FURB –, agora com a transferência de seus estudantes, do seu patrimônio e a cessão temporária dos seus servidores à União.
Para dar conta deste desafio foram realizados três estudos técnicos:

1) Diretrizes institucionais - este estudo foi realizado com a participação de uma equipe do Comitê, da FURB e do INPEAU/UFSC, propondo o modelo de incorporação da FURB à nova Universidade Federal;

2) Levantamento dos custos orçamentário-financeiros - este estudo foi realizado pelo Prof. Dr. Nelson Amaral, ex-reitor da Universidade Federal de Goiás, apontando ao governo federal as vantagens do nosso projeto;

3) Parecer jurídico - este estudo contempla a viabilidade constitucional da proposta FURB Federal.

Ademais, por iniciativa do Comitê Pró-Federalização, tramita no Congresso Nacional um projeto de lei (PL 7.287/2010) que autoriza a criação de uma universidade federal com base na incorporação da FURB.
Considerando a importância da participação da sociedade regional na definição do modelo institucional da nova Universidade, o Comitê Pró-Federalização da FURB reitera o compromisso da cidadania do Vale do Itajaí com o projeto FURB FEDERAL, firmado no plebiscito que preside o mandato do Comitê.
 
Neste sentido, convidamos todos os cidadãos à manifestação que se realizará nesta sexta-feira, dia 12 de agosto, a partir das 18h30min, com concentração no largo da Biblioteca Universitária, no Campus I.

Cordialmente,
Comitê Pró-Federalização da FURB
Fundação Universidade Regional de Blumenau
Rua Antônio da Veiga, 140. Campus I, Sala C-200.
89012-900 Blumenau SC
Fone: (47) 3321-0940
Correio-e: furbfederal@furb.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário